A partir de hoje, dia 1º de agosto, publicaremos pelo menos uma notícia por dia neste nosso site que é o primeiro e único portal carnavalesco do interior do estado do Rio de Janeiro.

Também estamos planejando uma grande reformulação visual nele, o que com certeza agradará muito aos nossos leitores.

 

Isso sem falar numa surpresa tipo “Bomba, Bomba, Bomba” que colocaremos no ar ainda este ano e que vai revolucionar o mundo virtual de toda a nossa região!


 

 

 


Assista ao programa "No Ritmo da Folia" na TV Litoral (canal 23 da Blue e canal 7 da Ver TV), às segundas-feiras entre 9 e 10 horas da manhã, ou nos sites:

www.tvlitoral.com.br

joaodomicrofoneoretorno.blogspot.com

Primórdios do Carnaval em Campos
Por Marcelo Sampaio


Apesar de existirem registros nos jornais de desfiles carnavalescos em Campos desde 1925, é certo afirmar que somente no ano de 1968 os ditos cujos começaram a ser organizados de fato. Na oportunidade Vilmar Rangel, primeiro diretor municipal de Turismo, além de oficializar os desfiles dos blocos de samba conseguiu a ornamentação da cidade durante o Reinado de Momo.

Também foram montadas arquibancadas, que deram mais segurança e liberdade de movimentos aos componentes das agremiações desfilantes. Isso sem falar no maior conforto ao público, que ainda não havia sido seduzido pelos bailes de Carnaval nos clubes das praias sanjoanenses de Atafona e Grussaí.

Dois anos depois, em 1970, foi fundada a União dos Blocos de Samba, primeira entidade carnavalesca do município. Já em 1978 passou a existir a AESC, Associação das Escolas de Samba de Campos. No entanto o Carnaval campista continuou com os mesmos males e as mesmas virtudes.

Ainda na referida década a cidade de Campos foi escolhida para sediar o 5° Simpósio Carnavalesco do Rio de Janeiro. Este evento solidificou de vez a responsabilidade da AESC na organização dos desfiles das escolas de samba campistas, em detrimento da Federação que o poder público desejava impor como sua organizadora.

No próximo texto que publicarei neste espaço pretendo prosseguir escrevendo sobre os desfiles carnavalescos de Campos a partir da década de 1980, época na qual a Prefeitura Municipal diminuiu bastante a sua interferência nas questões técnicas dos mesmos!

 

 


www.carnavaldecampos.com.br - Todos os direitos reservados.